Contracapa
Charles Pimentel da Silva, Editor de livros
Este livro contém belos relatos do dia a dia de professores aprendizes em sua nobre missão de educar e educar-se, ora enfrentando situações difíceis, ora prazerosas, que, no final, sempre se tornam produtivas e reflexivas.
São os universitários dos cursos de Pedagogia e Educação Física do Centro Universitário Ideau (Unideau) que contam aqui as suas experiências em aliar teoria e prática nas salas de aula de escolas públicas do norte do Rio Grande do Sul.
As atividades aplicadas a alunos, a maioria do ensino infantil e fundamental, foram aprovadas e supervisionadas por coordenadores institucionais e professores orientadores. Também os professores precptores das escolas-campo auxiliaram nessa tarefa.
As práticas aconteceram entre 2020 e 2021, uma época especial devido à pandemia de covid-19, que exigiu que o mundo todo adotasse cuidados e esforços redobrados nas relações tanto familiares quanto profissionais. As escolas, para poderem funcionar, precisaram adotar o ensino à distância e reinventar métodos de ensino.
A situação, embora complicada foi considerada pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e do PRP (Programa Residência Pedagógica) uma oportunidade única, afinal, como se percebe neste livro, é a partir da superação e problemas que se constroem novas e particulares visões da educação, da profissão e de si.
Prefácio
Angelice Melânia Barancelli Slaviero
Professora de educação básica e do ensino superior na UNIDEAU
Getúlio Vargas, inverno de 2023
No meio acadêmico e também no âmbito escolar sabe-se o quão importante é aliar teoria e prática para a realização plena da profissão educadora. Essa união permite uma melhor fluidez dos "fazeres" cotidianos, orientados pela análise crítica do processo educativo. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é fundamental por oportunizar experiências, isto é, vivências que precisam ser compartilhadas entre professores aprendizes ora estudantes de cursos de licenciatura em Pedagogia e Educação Física.
Neste livro encontram-se relatos de práticas realizadas por acadêmicos da Unideau / Campus de Getúlio Vargas, no transcurso do Pibid, entre 2020 e 2022. Asseguro-lhes, estimados leitores, que esta leitura será recompensadora e, para alguns, até instigante. Os textos partiram do desafio de professores aprendizes que, pela primeira vez, verbalizam ações desenvolvidas em contextos educativos. Ensinar não é simples nesse começo de vida docente e requer uma responsabilidade incomensurável. As tarefas dos acadêmicos, portanto, não foram necessariamente fáceis e, por isso, revelam detalhes importantes, a exemplo do esforço desses professores aprendizes para realizar um trabalho com competência, dedicação e muito estudo. Também chama a atenção em muitos relatos a sensação gratificante do dever cumprido.
É nesse contexto que esta obra se descortina para o leitor, traduzindo a importância da prática docente durante a graduação nos cursos de licenciatura. Foi nos momentos de práticas e de experiências únicas em contextos educativos proporcionados pelo Pibid que os futuros docentes puderam construir visões particularizadas da educação. Sem dúvida, os grandes aliados dos professores aprendizes nesse processo foram os profissionais já atuantes na área, que compartilharam saberes com os novatos, ajudando-lhes a imprimir o próprio tom profissional no fazer educativo.
Os horizontes dos acadêmicos se ampliam quando conseguem estabelecer um diálogo direto com os educadores responsáveis pelo ensino/aprendizagem em espaços educativos diversos. Muito pertinente, também, é mencionar a abertura desses ambientes educacionais às práticas e vivências dos próprios acadêmicos. Quando isso acontece, fica em destaque a humildade dos educadores que, ao se abrirem para compartilhar as próprias experiências, acabam favorecendo a autoanálise.
Vários capítulos deste livro são relatos de experiências vivenciadas na educação infantil, com especial destaque para as atividades lúdicas aplicadas a alunos de escolas públicas, e uma privada. Essas atividades estão contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017 e são um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento que têm as crianças, visto que brincar cotidianamente e de diversas formas e em diferentes espaços, tempos e culturas – com diferentes parceiros: crianças e adultos –, amplia e diversifica o acesso das crianças ao conhecimento, à imaginação e à criatividade. Consequentemente, a prática dos acadêmicos residentes, a partir do que se verifica em seus relatos, viabilizou esse direito às crianças.
Com certeza, a leitura desta obra trará benefícios ao cotidiano de professores aprendizes e professores já atuantes na área, no sentido de possibilitar reflexões sobre os saberes e fazeres educativos.
Sumário
PREFÁCIO
Angelice Melânia Barancelli Slaviero / 5
INTRODUÇÃO – PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA UNIDEAU
Adriel Scolari, Dânia Barro / 9
--- PARTE 1 – PRÁTICAS DO PIBID ---
CAPÍTULO I – APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DE EXPERIMENTAÇÕES
Emely Jaqueline Beck, Giseli Pomiechinski / 15
CAPÍTULO II – A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Larissa Kelly Garcia Lanius, Laura Rampanelli, Luana Zambilo, Marina Augusta da Silva Carvalho / 23
CAPÍTULO III – A EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA ATRAVÉS DO PIBID: APRENDENDO A FAZER A DIFERENÇA PARA OS DISCENTES
Emanuela Borilli, Andreia Carolina Nierotka Klein,
Angela Maria Ranzi Pansera, Claudia Aparecida Fochesatto / 33
CAPÍTULO IV – PIBID COMO INICIAÇÃO À PRÁXIS PEDAGÓGICA
Emanuela Borilli, Jéssica Emiliana Brusso, Natalia Rodiguero / 47
CAPÍTULO V – QUALIFICAÇÃO DOCENTE: UMA REINVENÇÃO CONSTANTE
Alex Luis Emiliavaca, Ana Carolina Bogoni Leite, Chaiana da Costa, Jaíne de Lima Piva / 55
CAPÍTULO VI – A PRÁXIS EM MEIO A UMA PANDEMIA
Alex Luis Emiliavaca, Estéfani Gysi,
Kamilly Biesek / 71
--- PARTE 2 – PRÁTICAS DO PRP ---
CAPÍTULO VII – O COTIDIANO ESCOLAR E A PRÁXIS PEDAGÓGICA
Karina Slaviero, Aline Catto, Catarina Persici Ribeiro, Tatieli Fochesatto / 81
CAPÍTULO VIII – INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: PRÁTICAS FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO QUE EDUCA
Karina Slaviero, Julia Souza Almeida, Maria Eduarda Talaska, Neuma Aparecida Dos Santos Araujo / 89
CAPÍTULO IX – RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Monica Telli Moreno Da Silva, Andresa Bernieri,
Camila Bernieri, Monique Linhares Goncalves / 101
CAPÍTULO X – A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE DISCENTES E DOCENTES
Monica Telli Moreno da Silva, Eduarda Barbiero Vieira,
Daniel Antonio Castilhos, Patrícia Pacholski,
Wellington Pereira Bellini / 107
CAPÍTULO XI – PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Simone Galafassi, Aline Angelica Stempkoski, Cristiane Marcia Kurek, Paola Krasuski Sandri / 121
CAPÍTULO XII – A INTEGRAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR TITULAR COM OS RESIDENTES: UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA NO INÍCIO DA ALFABETIZAÇÃO
Simone Galafassi, Tanizze Miranda Martins, Larissa Fernanda Pereira de Oliveira Freitas / 135 |