|
|
A Méritos Editora, de grandes projetos
Méritos Editora, entrou no mercado de edição e comércio de livros em 2003 e, daí em diante, passou a se dedicar à difusão de conhecimentos de várias áreas. O que motivou a aventura empresarial foram as demandas acadêmicas por livros no Norte do Rio Grande do Sul, área de nucleação de cursos de pós-graduação no Brasil. A empresa completou 19 anos de atividades em 2022, contabilizando cerca de 200 obras editadas e interação direta e indireta com mais de 700 escritores. A experiência permitiu à empresa grande diversidade cultural em seu metier, sendo esta uma das suas fortalezas, assim como o bom gosto e as ideias inovadoras.
Eis aqui alguns grandes projetos da Méritos Editora:
– Coleção A Fronteira, cujos livros são de autoria de Tau Golin, que já está em seu Volume 4 e representou desafios significativos em termos de edição e divulgação. E há mais volumes prontos para serem lançados.
– O livro intitulado Leiloeiro de sonhos: a vida empreendedora de Luiz Carlos Dale Nogari dos Santos, sendo esta a história de um dos homens representantes de uma geração que se ergueu junto com o Brasil desenvolvimentista do século passado. A edição desta obra levou pouco mais de três anos, contando algumas pausas, e se revelou uma aventura em termos de concatenar entrevistas com o autor, pesquisas na história geral do país e embelezamentos texto-estéticos. Tornou-se este um livro completo para homens que pensam em negócios a longo prazo. – A Coleção História Geral do Rio Grande do Sul, sob direção de Tau Golin e Nelson Boeira, logo no lançamento em 2006, conquistou o prêmio Publicação Destaque do Ano, conferido pelo jornal O Sul e a Rede Pampa. Hoje, seus cinco volumes possibilitam uma compreensão ampla do Rio Grande do Sul através da produção de 121 historiadores atuantes (95 doutores, 25 mestres), inseridos em mais de 100 espaços historiográficos, especialmente nas universidades. São 94 capítulos distribuídos por 3.188 páginas, perfazendo uma média de 531 páginas por livro e tendo um peso total próximo de 6 kg para a coleção inteira. Mas a grandeza do projeto é o esforço metodológico e editorial de juntar tantos intelectuais para publicizar um panorama de conjunto, não-doutrinário, sobre a história do estado mais meridional do Brasil, riquíssimo em eventos e profundamente inserido nos fenômenos nacional, platino, continental e internacional.
O ineditismo deste trabalho lhe confere o título de primeiro projeto do país em sistematizar a história geral de um estado.
– O livro organizado por Osvandré Lech, 150 momentos mais importantes da história de Passo Fundo, é outro exemplo de grande empreitada intelectual, pois seu conteúdo originou-se de uma pesquisa popular, de onde foram selecionados os 150 temas logo depois encaminhados a 84 escritores de diversos estratos sociais, desde professores até o prefeito então em exercício Airton Lângaro Dipp. O primeiro capítulo, De campos e matas abertas à emancipação de Passo Fundo (1500-1857), de Paulo Monteiro, precede os 147 textos seguintes, que conseguem passar em revista de forma cronológica e com muitas fotos de época 150 fatos importantes da história do município.
Edições
ada livro feito pela Méritos passa por laborioso processo de edição, que envolve revisões de texto, ajustes visuais de ilustrações, ícones, títulos e subtítulos, tudo para garantir um padrão de organicidade, fluência e clareza na apresentação das ideias . Nossos projetos têm a ver com difusão de cultura, conhecimento e capital (intelectual e financeiro). Autores e instituições que investem em livros podem ter com ele um bem, um ativo, que merece tratamento à altura dos resultados que para eles se projetam.
|
|
|