Prefácio
Os organizadores
Podemos dizer tranquilamente que discutir a questão da mulher é algo antigo e também atual, sem com isso incorrer em contradição, pois não é de hoje que se reivindica o devido lugar da mulher na sociedade. Este lugar vem sendo debatido e por ele se tem lutado há muito tempo, tendo o movimento feminista contribuído enormemente para a efetivação de conquistas das mulheres. No entanto, a desigualdade continua presente. As mulheres ainda ganham menos que os homens, mesmo ocupando cargos iguais; ainda sofrem mais violência; ainda precisam provar seu valor quando, muitas vezes, para tal, nem se tem parâmetros... Enfim, há outros exemplos de desigualdade que poderiam ser elencados, que se nos apresentam cotidianamente nos mais diversos âmbitos da sociedade.
Pretendemos enfatizar com esta obra que os programas de inclusão social são maneiras concretas de conceder uma chance às mulheres que não conseguem lutar sozinhas contra situações de vulnerabilidade. Um destes é o Programa Mulheres Mil, que permitiu fabulosas vivências e metamorfoses às mulheres que dele participaram. E são exatamente algumas dessas histórias-borboletas que vêm descritas, analisadas e teorizadas neste livro.
A todos, boa leitura!
Apresentação
Os organizadores
O presente livro traz experiências vividas ou estudadas por professores e parceiros do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, quando da realização do Programa Mulheres Mil nessa instituição. Desde a elaboração de receitas de bolinhos de chuva até a elaboração de conceitos a respeito de si mesmas, com empoderamento, as mulheres participantes do programa puderam vivenciar uma metamorfose cognitiva, afetiva e efetiva em suas vidas.
A ideia de produzir um livro escrito pelos profissionais envolvidos e interessados nas questões vividas e debatidas nas aulas do Programa foi a consequência natural do forte desejo de compartilhar suas experiências e também as repercussões na vida das integrantes desse Programa.
O primeiro capítulo, Os cheiros, as texturas e os sabores do desafio e da conquista do espaço de ser mulher, inicia com um pequeno histórico da implantação do Programa Mulheres Mil, descrevendo o seu debut no campus e culminando com a comparação das experiências olfativas, táteis e gustativas das mulheres em vida cotidiana, com foco principal no processo de construção de sua autoestima.
O segundo capítulo, A mulher e sua história: da biologia à cultura, inicia com os diferentes discursos sobre ser mulher, analisa seu lugar no mercado de trabalho, suas formas de apresentação na mídia e conclui com a esperança no futuro, plantada na compreensão de que a condição feminina é uma construção discursiva, não uma questão puramente biológica.
O capítulo que segue, Discutindo a ética e as relações humanas com o olhar no cotidiano, visa a refletir sobre uma experiência realizada com a disciplina de Relações Interpessoais e Ética, para discutir conceitos, relacionando-os ao dia a dia de mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ideia foi auxiliar as participantes do Programa Mulheres Mil na resolução de conflitos cotidianos, melhorando a qualidade das suas relações.
O quarto capítulo, Oh, happy day... O ensino de língua inglesa como agente motivador, após uma contextualização, relata a experiência com o componente curricular Conhecendo Outras Línguas. Com amorosidade e descontração, foram desenvolvidos temas de "Introdução à língua inglesa", "Inglês no supermercado", "Termos em LI presentes em eletrodomésticos", bem como "Inglês e informática".
O capítulo posterior, Os sentidos atribuídos ao processo de alfabetização, por mulheres do Programa Brasil Alfabetizado, em Panambi - RS, percorre a trajetória de vida da autora, passando pelo desenvolvimento das atividades de alfabetização de um quinto das mulheres do Programa Mulheres Mil, destacando a história de vida de quatro delas.
O sexto capítulo, Economia doméstica: saber popular versus saber científico – explorando a química do cotidiano no Programa Mulheres Mil, narra como, por meio de aulas práticas de economia doméstica, procurou-se trabalhar o saber científico aliado ao cotidiano das estudantes, ensinou-se noções de química, com formas diferentes de abordar um mesmo tema para múltiplas compreensões.
Em seguida, o sétimo capítulo, Mulherões a mil, escrito por dois professores da área de linguagens, retorna à origem das relações de gênero para tentar elucidar como se processou, na história, a constituição do patriarcado, bem como explicitar as formas de empoderamento possíveis às mulheres da atualidade. Aqui os autores tomaram como um dos exemplos o Programa Mulheres Mil. Enfim, com poesia e crônica, dois homens exaltam a importância de tais mulherões.
Regimes de verdades endereçados aos corpos de mulheres na contemporaneidade é o capítulo que encerra o livro, retratando a realidade contemporânea das mulheres, no que se refere aos fetiches publicitários acerca do corpo feminino, o ideal de magreza, corpo perfeito, padrão de beleza, regimes, em oposição – ou adição – ao ser inquieto e pensante, cheio de intencionalidades que todo mulherão é.
Diante de tanta riqueza e diversidade de análise temática, vale a pena para os leitores debruçarem-se com afinco na leitura deste livro, que tem muito a contribuir, sejam os estudiosos de questões de gênero, sociais e biográficas, sejam as mulheres em geral e os que ainda guardam a certeza de que a educação é o melhor caminho para a transformação social.
Fato é que, com bolinhos de chuva ou com alimentos da emancipação, esta leitura permite despertares e compreensões mil, tal como tiveram as Mulheres Mil.
Sumário
Prefácio (Os organizadores) / 9
Apresentação (Rudião Rafael Wisniewski) / 11
Capítulo 1 - Os cheiros, as texturas e os sabores do desafio e da conquista do espaço de ser mulher (
Sylvia Messer) / 15
Capítulo 2 - A mulher e sua história: da biologia à cultura (
Seris de Oliveira Matos Pegoraro) / 31
Capítulo 3 - Discutindo a ética e as relações humanas com o olhar no cotidiano (Fabiana Lasta Beck Pires, Zenaide Heinsch) / 43
Capítulo 4 - Oh, happy day... O ensino de língua inglesa como agente motivador (Joseane Amaral) / 61
Capítulo 5 - Os sentidos atribuídos ao processo de alfabetização, por mulheres do Programa Brasil Alfabetizado, em Panambi - RS (Naira Aparecida de Oliveira Vieira) / 71
Capítulo 6 - Economia doméstica: saber popular versus saber científico – explorando a química do cotidiano no Programa Mulheres Mil (Aline Machado, Lucilene Lösch de Oliveira, Luciane Müller Heusner, Marcela Martins Nunes, Marina Piuvesan Rossatto) / 87
Capítulo 7 - Mulherões a mil (Rudião Rafael Wisniewski, Jorge Alberto Lago Fonseca) / 97
Capítulo 8 - Regimes de verdades endereçados aos corpos de mulheres na contemporaneidade (Lisiane Goettems, Maria Simone Vione Schwengber) / 115
|
|