Contracapa
Charles Pimentel,
editor
Um simples "eu te amo" faz falta até aos que brincam de seduzir. Esta é a sina do personagem de uma das histórias deste livro.
O gênero no título é puro pretexto literário para ilustrar o momento em que a loucura do ego tentapassar por loucura de amor.
As sete breves narrativas de André Agostini são concisas, de um único conflito e não sequenciais. Todavia são profundas, de frases ligeiras, de instigante releitura.
Todos os seus personagens têm intelectos fortes e, logo,os conflitos acontecem bastante justificados, o que resulta em leitura empolgante.
Seu estilo diferenciado ronda o amor, sem sufocá-lo com dogmas... alguns textos falam de música e obsessão, de devassa e justiça, de luta e indiferença, outros de utopia e prazer, de política e identidade, de dança e subversão.
Aí está o coquetel para a ebulição íntima do leitor.
Abas
As sutis percepções sobre os caminhos que levam mulheres a não dizerem ‘‘eu te amo’’ surpreendem, primeiro pela sensibilidade requerida para o assunto, depois pelos fundos temáticos diversos, com alternância de vozes narrativas.
Sem vitimização de sensos de orgulho, masculino ou feminino, o autor procura alertar para uma espécie de ‘‘síndrome de Estocolmo’’ em que vivem muitos dos seres enamorados.
A história que melhor reflete tal afirmação é ‘‘João e Maria’’, uma fábula às avessas de um casal de idosos subitamente imerso na luta entre devoção versus indiferença.
Noutro texto, este bastante misterioso, o escritor vive a utopia de dialogar com ídolos e intelectuais, não necessariamente vivos, nem contemporâneos, muito menos em local sensato, atrás das grades...
Enfim, este é outro livro ousado, desde a capa até as últimas linhas dos 7 desfechos nada previsíveis de André Agostini. Vale lembrar, os textos podem ser lidos de forma independente.
Não há, porém, como frear o ritmo ascendente ou cessar o movimento que fica no peito... consequências da leitura!
Sumário
antônio/ 7
sofia / 31
joão e maria / 61
djaw e eu / 81
mulheres que não dizem eu te amo / 103
bailarina / 129
identidade / 157 |