Texto de contracapa
Era uma vez um projeto "Contos de Verdade" que analisou o período medieval europeu como base para a produção de contos da contemporaneidade...
Esta obra nasceu das ideias de Andre M. Piasson em desafiar alunos de duas escolas públicas a escreverem sobre sua própria realidade. Para o autor, o ensino de história necessitava de mais "vida", já que esta é matéria-prima da própria história, ultimamente bastante ofuscada pelas noviças obcessões tecnológicas em detrimento da reflexão e da crítica que o conhecimento do passado proporciona.
...Leu-se Chapeuzinho vermelho, A bela adormecida, João e Maria, Rapunzel, Barba-Azul e ainda havia outros mais...
O sucesso dessa interdisciplinaridade despertou tal interesse que esta obra já é subsequente a uma primeira de 2005. Outro objetivo foi o de desenvolver uma consciência sobre a realidade, não apenas replicando a vida-enlatada que o cinema, a teledramaturgia ou os telejornais mostram. Estes contos, por outro lado, transbordantes de sentimentos, sonhos e experiências atuais, surpreendem pela realidade com que a vida é retratada.
...para escrever se usou graça, com loucura, mas também houve tristeza, dor, quimera...
É sem dúvida um método inovador-empolgante esse de fazer com que a obtenção do resultado venha de um esforço do aluno que aprende história com o real,
com o palpável, menos utilitarista.
...vamos prestar atenção no Brasil, senão já era!
Charles Pimentel da Silva,
editor
Apresentação
Como tudo começou...
As atividades didáticas que geraram o projeto Contos de Verdade originaram-se de uma série de aulas que ministrei para três turmas de segundo ano diurno da Escola Estadual de Ensino Médio Adelino Pereira Simões na metade do ano de 2003.
Naquele ano, projetei atividades didáticas para ensinar o período medieval europeu (476 a 1453), utilizando cerca de vinte contos populares, atualmente conhecidos como contos de fadas. A proposta era de que as turmas leriam os contos pré-selecionados e, através de debates em sala, organizássemos as informações colhidas neles, complementando-as com os conteúdos presentes em livros didáticos e historiográficos.
Ao final desse processo, os alunos foram desafiados a escrever contos modernos que revelassem o cotidiano atual. O objetivo principal do desafio era conhecer as impressões dos estudantes sobre nossa realidade: o que pensavam, sentiam e sonhavam os adolescentes com quem eu trabalhava. Também era meu objetivo desafiá-los a escrever sobre o mundo e expressar-se, incentivando-os a desenvolver e elaborar uma consciência sobre a realidade, em vez de simplesmente repetir o pensamento de outros autores ou estudiosos.
Em virtude do êxito no aprendizado dos estudantes e do interesse despertado neles, repeti a experiência em 2005. Entretanto, busquei enriquecê-la propondo às turmas a publicação dos textos. Também ampliei o alcance pedagógico da experiência, convidando as professoras Delvina Poluboiarinov Chura (Língua Portuguesa), Glauce de Fátima Dias (Artes) e Gládis Bueno Barriquel (Informática) a participarem dessa nova etapa.
Buscávamos dar mais sentido à produção textual dos estudantes – que passariam a ter um público leitor bem mais amplo que apenas seus colegas e professores. Além disso, a publicação tornaria possível a divulgação daquelas impressões a um público também mais amplo. Estudantes e professores envolveram-se na busca de recursos junto à comunidade; quaisquer valores que pudessem nos aproximar da publicação eram bem-vindos. Apesar dos contratempos e dos obstáculos financeiros, conseguimos arrecadar verba suficiente para a publicação.
A divulgação do primeiro volume de Contos de verdade há algum tempo atrás, contou com a participação de todos os envolvidos. Os estudantes relataram à imprensa o processo de criação, suas ideias e expectativas. Também tivemos significativa colaboração da Livraria Nobel da General Osório, através de sua franqueada Laura Santana Lunardi, que nos incentivou a expor e a comercializar os exemplares da obra em sua loja.
Dessa primeira experiência, ficou a vontade de aperfeiçoar ainda mais o projeto, melhorando a qualidade da publicação e ampliando a diversidade dos textos. Por isso, reiniciamos as mesmas atividades didáticas em meados de 2007. E ficamos surpresos. Não só a participação dos estudantes foi mais intensa que da primeira vez, como o financiamento contou com a participação ativa das turmas, que promoveram rifa de um mp3, arrecadando boa parte dos recursos desta publicação que você tem em mãos. Talvez o manuseio do primeiro volume tenha-os feito vislumbrar concretamente as possibilidades de publicação.
Alguns problemas que não valem a pena mencionar impediram a impressão no mesmo ano e nos seguintes. Em 2010, decidi retomar o projeto. Concluí alguns ajustes nos textos já digitados e decidi que, no ano seguinte, repetiria a experiência com as turmas de segundo ano do ensino médio para as quais comecei a lecionar no Instituto Estadual Cardeal Arcoverde. Uma delas de ensino regular e outra de educação de jovens e adultos. A proposta foi muito bem recebida e pude notar outras formas de interpretação da realidade decorrentes não só das diferenças entre as comunidades escolares, mas também da própria passagem do tempo: cinco anos transcorreram desde 2005.
Basicamente, o projeto Contos de verdade é um conjunto de histórias criadas por estudantes de Ensino Médio que foram motivados a escrever sobre sua própria realidade e sobre a realidade do mundo que os cercava. Enfatizamos a necessidade de os estudantes escreverem sobre assuntos pouco tratados pelo cinema e pela teledramaturgia ou mesmo pelos telejornais.
Propusemos que fossem criadas narrativas. Alguns estudantes, no entanto, escolheram poesia ou textos que misturam narração e dissertação. Não fizemos seleção de textos. Todos os que foram produzidos estão aqui. Com eles, você poderá entender um pouco melhor como pensam os adolescentes, os problemas que os preocupam, que sonhos os motivam e sob quais influências seus autores se encontram ou permitem que façam parte de suas vidas.
Nessa nova etapa, contamos com novas tecnologias para a captação de recursos. Uma vaquinha online permitiu a arrecadação de cerca de R$ 610,00 através do site www.vakinha.com.br. Além disso, uma nova rifa, desta vez de um relógio de pulso, permitiu que completássemos a quantia necessária para a publicação. Finalmente, para realizar o sonho de uma publicação caprichada e de qualidade contamos com o apoio da Méritos Editora, de Passo Fundo, na pessoa do jovem editor Charles Pimentel, que reacendeu nosso idealismo.
Se você está satisfeito com essas explicações, vá em frente e saboreie os contos. Se você tem interesse nas ideias que embasaram este trabalho, saboreie os contos e leia um pouco mais a partir da página 143.
André Martinelli Piasson,
professor de História das redes públicas de ensino
estadual e municipal em Passo Fundo (RS)
Sumário
Apresentação: Como tudo começou...
André Martinelli Piasson / 12
-- 2007 --
Caminho errado
Álisson do Nascimento Juliani / 19
Ilusão de amor
Jéssica da Silva Lacourt / 20
A revolta amorosa
Vanessa Salete de Ramos / 22
Trabalho dos sonhos
Aline Aparecida Lara / 23
Sem final feliz
Natanael de Lima Severo / 24
Dinheiro não traz felicidade
Camila Portela de Oliveira / 25
Vida em Passo Fundo
Aline da Silva / 26
Eterno amor
Eduardo dos Santos Silva / 27
Meu primeiro amor
Sherlei Caminski Lopes / 30
A vitória da Ciência
Mariana Santos Duarte / 34
Vidas separadas
Jéssica de Oliveira Paz / 36
João
Taís Fernandez Savi / 37
Apesar da traição...
Francieli Amarante da Costa / 38
Faltou dizer: eu te amo!
Rafaela Teresinha Trein / 41
Pesadelo
Suncearay da Silva Uez / 42
O dia que não terminou
Grasiele Mello da Silva / 43
A história de Beatriz
Scheila Fernandes Rossi / 44
Cuidado!!!
Luciano Machado Antunes / 46
Ensinamento para a vida
Jéssica Lara Mello / 47
O vencedor
Jéssica Daniele de Oliveira Padilha / 50
O retrato da realidade
Lucas Wasem / 52
O governador
Leonardo Rudinei Lara / 54
Vida com mudanças
Rafaela Siqueira Alves / 55
O assalto falhou
William Leida dos Santos / 56
Grupo de danças
Jorge Luiz Andrade da Silva Jr. / 56
História de família
Zenita de Souza / 58
Será que tudo vale a pena?
Rosecléia Pino de Moura / 58
A dificuldade da família
Marina Guariniri / 59
Uma noite, um destino!
Lucas Hoffmann dos Santos / 60
As loucuras das BFF’s
Jéssica Freyer Pedersen / 62
O caminho das drogas
Jussana Dal Piazze Garcia / 63
Em busca do amor
Joana Amélia da Silva / 65
Uma lição de vida
Marta Rejane de Oliveira Colombo / 67
Ercely
Andréia Rocha Gois / 68
Umas férias diferentes
Franciele de Vargas / 70
Aguente as consequências
Natália Fernanda de Freitas de Aquino / 72
A história de Maria
Marília dos Santos Moraes / 73
2040
Um sonho de verdade / 74
Josué da Costa Vieira / 79
O espírito da curva
Paola da Silva Caciamani / 82
A escolhida
Gabriela Werle Rodrigues / 83
Sonhos de uma jovem
Bruna Flávia Ribeiro / 85
Tribos
Bruna Letícia Nasgorski / 86
A conquista
Janaína de Britto / 90
O mundo dá voltas
Tamara da Silva Marques / 92
O menino que queria voar
Janaína Costa / 94
O pequeno cão Perneta
Jéssica de Gois Ribeiro / 95
O triângulo amoroso
Luís Guilherme Bonfada de Mattos / 97
O dia D
William da Rosa de Oliveira / 99
2011
O pequeno Renato, o “Nerd”
César Macedo das Chagas / 100
O pior dia
Marisete de Macedo Soares / 101
Menino músico
Paloma Mariano / 102
Amor correspondido
Gilberto Teodoro Campanholo / 104
As panteras
Diônatan Ribeiro da Silva / 105
Páginas de um diário
Talita Favretto de Abreu / 106
Paixão e fé coloradas
Marlon Josnei Oliveira / 107
Dez são mais que um
Rosana Suelem Santos Paim / 108
Só restou saudade
Gustavo Gonçalves / 110
O vício destrói famílias
Fabiana da Silva da Rosa / 111
Internet
Cláudia da Cunha de Assumpção / 113
Despedida sem querer
Letícia da Silva Martins / 114
O caminho da descoberta
Tuany Aline dos Santos Motta / 116
O que é o amor...
Jéssica da Silva de Oliveira / 117
Um sonho interrompido
Luana Assumpção / 119
Sonho ou realidade
Álisson Nickel de Lima / 122
Ágata e sua história
Andréia da Silva Dutra Fogolari / 123
Sempre há uma saída
Nardel Ramos da Cunha / 125
Amor sem preconceito
Sheila da Silva Souza / 127
Desafios da vida
Vanuce de Carvalho / 129
A prisão
Alice dos Santos / 130
A violência incorreta
Bruna Cechin Quevedo / 132
O susto
Cristiano Souza / 133
Quero ajuda!
Leonardo Silveira de Souza / 135
Sofrimento de mãe
Estela Sandra Mara Mendes dos Santos / 136
Uma decepção de amor
Andriele Lopes Machado / 137
Conflito de superação
Gessi Giombelli / 137
A vida de um viciado
Bruno Velho Jardim / 139
É preciso amar agora
Stefani Santos Bueno / 140
Pedra da Morte
Josiane Cristina Souza Sampaio / 141
A garota viciada
Mateus Maciel Rodrigues / 142
Posfácio: sobre o ensino de História... / 145
anexo / 167 |