Voltar ao início do site !Enviar um e-mail !Chamar por telefone !
Acessar o FaceBook da Méritos !

Quem sou eu? - Curso de conhecimentos sobre si mesmo! (Para encontrar a felicidade)

Autor: Odalgil Nogueira de Camargo
Págs.: 160
Edição: 1ª
Formato: 14x21 cm
Idioma: Português
Lançamento: 2009
ISBN: 9788589769655

r$ 24,90

 

 

 

 

Texto de contracapa

Charles Pimentel,
Editor

A vida vem em ondas, como um mar...", assim canta Lulu Santos esta verdade universal, também dizendo que "tudo muda o tempo todo no mundo".

E com esforço, muitas coisas mudam para melhor, porém, quando para pior, a infelicidade nos invade, um desastre.

Para manter ou buscar a felicidade é necessário antes olhar para dentro de si próprio de tempos em tempos, como uma espécie de "check-up" do próprio "eu", buscando lá dentro aqueles tão sonhados projetos de vida ou mesmo desarmar algumas armadilhas do subconsciente criadas por vícios culturais que exageram medos e incertezas.

Mente sã, razão e emoção equilibradas afastam estresses e doenças e são o sonho de muitas pessoas, porém, às vezes, pode-se estar do outro lado, em meio a "ondas" de dívidas, frustrações e infelicidades diversas. Nesses casos há dois tipos de atitudes a se tomar: a de "insistência", errando até alcançar algum êxito, podendo repetir-se eternamente sem sair da "onda", e a de "inteligência", alternando a forma de enfrentar as adversidades, não incorrendo no mesmo erro, alcançando êxito e desfrutando mais cedo dos momentos felizes da vida.

Este livro, dividido em 21 capítulos oferece estratégias de auto-conhecimento, em forma de exercícios e mensagens laboriosamente direcionadas para esse fim último de qualquer ser humano: a felicidade.

Odalgil Nogueira de Camargo, dono de um currículo formidável, não viveu apenas de vitórias, passou por derrotas, sentiu tristezas e a dor da perda como qualquer ser humano. A diferença é que soube analisar e contornar as adversidades... e tão bem o fez que resultou neste livro. É por isso seus atos são de "inteligência", porque criou a sua própria ferramenta, e, ainda melhor, compartilhou-a com todos.

Texto de orelha

Lúcia Margarete Souza,
Colunista Literária - Especialista em Bibliotecas

Quem é este “eu” que leva o meu corpo? Descubra com a leitura e a prática dos exercícios que completam esta ímpar e fabulosa obra! Este livro mostra que cada um de nós é responsável pela criação do sucesso e do processo, da alegria, da harmonia e do conflito em sua vida e que, com nossas escolhas, determinamos que realidade queremos vivenciar para nossas vidas. Oferece-nos a possibilidade de pensar e procurar com força e determinação as respostas para as perguntas cruciais da nossa existência.

Em “Quem Sou Eu” Curso de conhecimento sobre si mesmo (para encontrar a felicidade), Camargo nos convida a trilhar o caminho da descoberta de sua dimensão espiritual, a estrada que nos levará a sermos os criadores dos resultados que desejamos.

Mais que passos, são oportunidades em cada exercício proposto para realizarmos, refletirmos sobre o que somos, o que vivenciamos e o que queremos. Excelente ferramenta para resolvermos nossas angústias, inseguranças e ilusões.

Aqui você aprende que até pode negociar a trajetória, mas nunca os seus sonhos; que toda crise traz uma oportunidade de transformação, uma chance de mudar sua vida para melhor ou colocá-la novamente nos trilhos de suas realizações, pois a cada minuto, cada um de nós está passando pelo processo de ser e de se tornar.

“Você não pode mudar o mundo; você tem apenas que fazer o que pode”!.

Prefácio

Odalgil Nogueira de Camargo,
Babalorixá

Há algum tempo venho pensando em entregar este trabalho, que chamaremos de um “Curso de Conhecimentos sobre si mesmo”, de forma ordenada, como aprendi no início da minha vida espiritual, em estudos realizados nos cursos de “Processo de Pesquisa Interior”, “O Caminho Real”, “Caminho dos Medos-Desejos”, “Mapa Defensivo do Ego e falso Eu”, para os associados do nosso Illê e para o público em geral.

O que ofereço neste trabalho é uma idéia de vida, uma substancial elevação dos níveis de consciência pessoal e, conseqüentemente, a transmutação dos níveis vibratórios e energéticos. São técnicas de espelhamento visando descobrir as sabotagens da criança interior, seguidas da desmistificação de velhas impressões gravadas no subconsciente, que inibem o relacionamento e o desempenho profissional.
Sei que as chaves, ou ferramentas, que uso neste trabalho e em meu cotidiano funcionam como grande ajuda na interação com as pessoas na melhor compreensão da vida, de um bem-estar interno, que se aproxima em muito da “idealizada felicidade”.
Alguém disse certa vez: “Você não pode mudar o mundo; você tem apenas de fazer o que pode!” Não creio nisso. Acredito que estamos a todo o momento mudando o mundo, à medida que mudamos algo em nós mesmos.

A rebelião ao status, à conformação às ordens, marcou minha conduta desordenada na primeira etapa de vida. Na segunda busquei respostas, questionei, pesquisei novas idéias, estudei filósofos, religiões, mestres espirituais e algumas ciências, sempre voltadas para a área humana. Encontrei alguns caminhos e experimentei-os, sempre visando a uma meta comum: a “felicidade na minha vida pessoal”. Alguns amigos, no início da minha carreira, entusiasmados com os resultados evidentes, pediram-me que compartilhasse esses conhecimentos e se colocaram como meus alunos. Assim começou a minha vida espiritual e, por que não, profissional, já que trabalho em turno integral há quase trinta anos procurando ajudar a todos os que me procuram para resolver seus problemas. Tornei-me autodidata, dividindo com outros as novas respostas que me serviam de auxílio para resolver minhas próprias angústias, inseguranças e ilusões. O objetivo em mente sempre foi o de aumentar a paz interior e usufruir, o mais plenamente possível, o incrível presente ofertado por meus pais Astrogildo e Maria Camargo: a vida!

Ainda não parei de buscar.

E a cada dia que passa, sempre estou estudando e vivendo novas experiências, descobertas e satisfações. Com toda a certeza, não gostaria de voltar aos vinte, nem aos trinta anos de idade. Tantos aprendizados com os erros cometidos em novas experiências, conquistas, perdas e ganhos, momentos de amor, vida. Vida construída e moldada por nossas escolhas a cada momento, e escolher é renunciar.

Aos mais íntimos, costumo afirmar que comecei a viver quando completei quarenta anos idade, e de lá para cá tenho escolhido a sabedoria, a experiência e os tesouros acumulados pelo tempo já vivido; a segurança de me saber aceitar como ser humano, o aprendizado deste grande mistério que é o Amor. Renunciei à pele esticada, ao tônus muscular rijo, à ilusão da aparência jovem – que esconde a insegurança sobre as próprias capacidades, a culpa das impossibilidades e dos desejos reprimidos, a ignorância da superficialidade, a ansiedade e o medo do futuro incerto.

Por outro lado, adquiri com os anos a sabedoria necessária para uma mudança de valores, até então superficiais, como a simples preocupação com a aparência, a insatisfação com a imagem física, a fuga de dificuldades através do atordoamento, a busca de sucesso como auto-afirmação, por outros mais profundos e verdadeiros: como estamos nos expressando e manifestando para o mundo, a descoberta de nossas arestas e dificuldades, a realização de nossos feitos e nossa evolução como seres humanos, a compreensão das dificuldades do outro, a transmissão do amor para os nossos semelhantes.

Ingressei na religião, inicialmente, para ter uma maior proteção para mim e meus familiares, na minha profissão e nos empreendimentos que desenvolvia. Mas no dia-a-dia da vida, após o meu ingresso na religião, entre muitas descobertas importantes, uma em especial me marcou para sempre: “Não sou levado por meu corpo; eu o levo aonde quero!” A segurança desta descoberta permaneceu comigo.

E o que isso significa?

Quem é este “eu” que leva o meu corpo?

A nossa vontade é mais forte que as limitações físicas determinadas por nosso sistema de crenças, o que não invalida o desgaste natural da idade, sempre muito menor do que nós fazemos ser.

Na vivência desta nova caminhada, voltei-me para novas atividades. Achei que tinha de compartilhar, ousei um passo mais largo e escrevi vários livros. Falei sobre minha vida, angústias, idéias. Descobri dentro de mim habilidades antes nunca sonhadas. No lançamento dos meus livros “Fundamentos religiosos do candomblé - Iniciação, em 1983”, “Cultos afro-brasileiros – A iniciantes”, em 1995, “Os orixás e os chakras”, em 1966, “Energia vital e cromoterapia” e “O reino dos cristais”, em 1997 “Os orixás na África e no Brasil”, em 1998, “Dicionário dos cultos afro-brasileiros”, em 2000, e nos meus dois últimos trabalhos “Ajudando a meditar e o poder do perdão” e “Fundamentos religiosos do candomblé” - 2ª Edição, lançado em 2006, chegaram até mim pessoas e cartas de pessoas que se identificaram, ou que necessitavam apenas de algum conselho, e outras querendo compartilhar suas experiências.

A descoberta deste novo talento, mais compatível com minha idade e temperamento mais reflexivo, proporcionou-me uma realização inesperada. Lentamente, modifiquei alguns hábitos me adaptando à nova fase (outras virão e criarei novos projetos). Em vez do corpo, dediquei-me mais à alma, encontrando o prazer de estar comigo, a alegria do agradecimento divino pela maravilhosa aventura que é a descoberta de nossos potenciais em nossa passagem pelo exílio da Terra.

Na minha vida tive várias crises e dissabores, principalmente com o amor, vários encontros e desencontros afetivos, até encontrar a pessoa que está comigo há 21 anos, que me completa e que valoriza o trabalho desenvolvido no nosso Illê. A maioria das pessoas que ler este livro logo vai saber que se trata da Tânia, minha fiel escudeira, que, além de me completar como homem, me ajudou a criar meus filhos e me apóia em todos os meus empreendimentos.

Adaptei-me, gostei, cresci.

Estou convencido de ser esta a nossa função maior na vida, o porquê da transformação inexorável trazida pelo tempo: estamos aqui para conhecer-nos sob todos os aspectos, de todas as formas e em todas as etapas; descobrir-nos, não como pequenos miseráveis, mas em nossa verdadeira natureza de divinos “Filhos de Deus”!

Para que isso possa se realizar, é preciso vencer as barreiras dos velhos e limitadores sistemas de crença, da inércia, do medo e do apego; é preciso ousar! Ousar e descobrir, além das aparências e das crenças, “Quem sou Eu”.

Aqui estou, pronto para começar esta nova tarefa que já está em meu computador mental; falta apenas colocar no papel. O difícil é a gestação, e a minha demorou trinta anos. O parto será com amor.

Gostaria de mais uma vez colocar a minha gota d’água para ajudar a apagar o incêndio de alguns corações. Por um só, já vale a pena, pois com ele o mundo já mudou!

Afinal! Somos o universo se manifestando!

Sumário

A vida me ensinou / 9
Homenagens / 11
Prefácio / 15
I.  A realidade  está no avesso / 21
II.  Quem sou? / 23
III.  O observardor no espelho / 31
IV.  Atençao, esforço e responsabilidade são o caminho real / 39
V.  Mãe terra / 45
VI.  Felicidade: magia ou realidade / 51
VII.  Ação e reação / 57
VIII.  Holograma: as infinitas faces de Deus / 65
IX.  Mirando-se no outro / 69
X.  A descoberta de novos talentos / 75
XI.  A alquimia do ser / 81
XII.  O pecado original / 87
XIII.  A inocência original / 97
XIV.  Medo é desejo / 105
XV.  A origem está no sistema de crenças / 111
XVI.  O padrão principal de comportamento destrutivo / 117
XVII.  A melodia celebral nos conduz ao paraíso / 125
XVIII.  Endorfina, a droga da felicidade! / 129
XIX.  A não ação é a entrega / 135
XX.  Os novos conceitos científicos / 139
XXI.  O belo adormecido / 145
Perfil biográfico do autor / 147

Bibliografia / 159
 
 

 

   
   
      


Aceitamos cartões de crédito:


E-mail: sac@meritos.com.br

© Livraria e Editora Méritos Ltda.

Rua do Retiro, 846 - CEP 99074-260
Passo Fundo - RS - Brasil


FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

Tecnologia e proteção de dados:
PAYPAL - eBay Inc.
PAGSEGURO - Universo Online S/A