Introdução
Quando o aluno ingressa no ensino superior tem a sua frente um novo mundo com uma nova realidade caracterizada por inúmeras possibilidades e desafios, contudo nas exigências do estudo é que ele vai perceber a maior diferença em relação ao ensino médio. A cada dia vai perceber que precisa de mais autonomia e independência e, principalmente, que sua competência acadêmica e seu próprio futuro profissional dependem substancialmente de como ele será capaz de aproveitar melhor as orientações dos professores, as indicações bibliográficas, o espaço físico que a faculdade oferece e a boa convivência com os colegas, professores, direção e funcionários.
O espaço privilegiado do acadêmico é a sala de aula, onde, além de interagir com diferentes pessoas (colegas, professores com formação, experiências de vida, opiniões e interesses diferentes), deverá desenvolver a capacidade de aprofundar e questionar suas convicções, assim como debatê-las com esse novo universo. O ambiente acadêmico é um espaço caracterizado pelo exercício da liberdade, do debate responsável e da tolerância, conseqüentemente não se pode ser fanático nem querer impor idéias e convicções absolutas, ou negar qualquer opinião contrária sem apresentar argumentos fundamentados passíveis de correção, ou seja, o espaço acadêmico é, eminentemente, diálogo (confronto de razões).
Sendo a sala de aula um dos espaços privilegiados do acadêmico, é ali que terá as orientações necessárias para que sua formação profissional solidifique-se, proporcionando condições para que exerça com ética e profissionalismo a carreira a que se propôs. Para isso, sua caminhada acadêmica exige o hábito de, progressivamente, produzir conhecimento e desenvolver o hábito da pesquisa. Isso será feito ao longo do curso, por meio de apresentação de trabalhos, resenhas, artigos acadêmicos, ensaios e outros mecanismos característicos do ensino superior. Para concluir o curso, o acadêmico deverá, ainda, apresentar e defender publicamente o trabalho de conclusão de curso, que além de uma oportunidade de aprofundar num tema específico, dá ao acadêmico a oportunidade de construir e comprovar um conhecimento que, direta ou indiretamente, vai colaborar para o desenvolvimento da humanidade.
Este Manual de métodos e técnicas de pesquisa, tendo como referência básica as regras prescritas pela Associação Brasileiras de Normas e Técnicas (ABNT), com pequenas adaptações aprovadas pela FAPLAN, apresenta uma orientação padronizada para a apresentação dos trabalhos acadêmicos.
Tal uniformização de trabalhos acadêmicos representa a seriedade e o progresso adquiridos no decorrer dos anos de estudo, a capacidade de expor seu pensamento para o debate público de forma organizada e logicamente estruturada. Quando trabalhos escritos são solicitados para fins de avaliação pelas diferentes disciplinas, o padrão de apresentação revelará, não apenas o preenchimento de um requisito burocrático, mas, acima de tudo, o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e a estética de suas motivações interiores. Na mesma perspectiva, o mercado de trabalho e a inserção nas instituições públicas e privadas supõe uma postura madura e competente para exercício profissional exigidos pelos padrões socioculturais estabelecidos.
Os autores
Inverno de 2008
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