Voltar ao início do site !Enviar um e-mail !Chamar por telefone !
Acessar o FaceBook da Méritos !

Manual de métodos e técnicas de pesquisa

Autores: Alba Valéria Oliveira Ficagna, Juliana Menna Barreto, Neuro José Zambam, Sidinei Cruz Sobrinho
Colaboradores: Claudionor Guedes Laimer, João Paulo Agostini, Sandra Leal
Págs.: 152
Edição: 2ª
Formato: 16x23 cm
Idioma: Português

Lançamento: 2008
(Versão livro papel)
ISBN: 9788598774060


Livro gratuito:

Clique para ler!

 

 
   

Introdução

Quando o aluno ingressa no ensino superior tem a sua frente um novo mundo com uma nova realidade caracterizada por inúmeras possibilidades e desafios, contudo nas exigências do estudo é que ele vai perceber a maior diferença em relação ao ensino médio. A cada dia vai perceber que precisa de mais autonomia e independência e, principalmente, que sua competência acadêmica e seu próprio futuro profissional dependem substancialmente de como ele será capaz de aproveitar melhor as orientações dos professores, as indicações bibliográficas, o espaço físico que a faculdade oferece e a boa convivência com os colegas, professores, direção e funcionários.

O espaço privilegiado do acadêmico é a sala de aula, onde, além de interagir com diferentes pessoas (colegas, professores com formação, experiências de vida, opiniões e interesses diferentes), deverá desenvolver a capacidade de aprofundar e questionar suas convicções, assim como debatê-las com esse novo universo. O ambiente acadêmico é um espaço caracterizado pelo exercício da liberdade, do debate responsável e da tolerância, conseqüentemente não se pode ser fanático nem querer impor idéias e convicções absolutas, ou negar qualquer opinião contrária sem apresentar argumentos fundamentados passíveis de correção, ou seja, o espaço acadêmico é, eminentemente, diálogo (confronto de razões).

Sendo a sala de aula um dos espaços privilegiados do acadêmico, é ali que terá as orientações necessárias para que sua formação profissional solidifique-se, proporcionando condições para que exerça com ética e profissionalismo a carreira a que se propôs. Para isso, sua caminhada acadêmica exige o hábito de, progressivamente, produzir conhecimento e desenvolver o hábito da pesquisa. Isso será feito ao longo do curso, por meio de apresentação de trabalhos, resenhas, artigos acadêmicos, ensaios e outros mecanismos característicos do ensino superior. Para concluir o curso, o acadêmico deverá, ainda, apresentar e defender publicamente o trabalho de conclusão de curso, que além de uma oportunidade de aprofundar num tema específico, dá ao acadêmico a oportunidade de construir e comprovar um conhecimento que, direta ou indiretamente, vai colaborar para o desenvolvimento da humanidade.

Este Manual de métodos e técnicas de pesquisa, tendo como referência básica as regras prescritas pela Associação Brasileiras de Normas e Técnicas (ABNT), com pequenas adaptações aprovadas pela FAPLAN, apresenta uma orientação padronizada para a apresentação dos trabalhos acadêmicos.

Tal uniformização de trabalhos acadêmicos representa a seriedade e o progresso adquiridos no decorrer dos anos de estudo, a capacidade de expor seu pensamento para o debate público de forma organizada e logicamente estruturada. Quando trabalhos escritos são solicitados para fins de avaliação pelas diferentes disciplinas, o padrão de apresentação revelará, não apenas o preenchimento de um requisito burocrático, mas, acima de tudo, o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e a estética de suas motivações interiores. Na mesma perspectiva, o mercado de trabalho e a inserção nas instituições públicas e privadas supõe uma postura madura e competente para exercício profissional exigidos pelos padrões socioculturais estabelecidos.

Os autores
Inverno de 2008

 
 

Sumário

Introdução

1 Métodos e estratégias de estudo

2 Leitura

2.1 Paráfrase
2.1.1 Compreensão de textos
2.2 Processo de seleção de leituras
2.3 Velocidade e eficiência da leitura
2.4 Sublinhando o texto
2.5 Esquemas
2.6 Resumos

3 Fichamento

4 Formatação de trabalhos acadêmicos

4.1 Formatação básica
4.2 Estrutura
4.2.1 Capa
4.2.2 Folha de rosto
4.2.3 Ficha catalográfica
4.2.4 Errata
4.2.5 Termo de aprovação
4.2.6 Dedicatória
4.2.7 Agradecimentos
4.2.8 Epígrafe
4.2.9 Resumo em língua vernácula
4.2.10 Resumo em língua estrangeira
4.2.11 Listas
4.2.12 Sumário
4.2.13 Introdução
4.2.14 Desenvolvimento
4.2.15 Conclusão
4.2.16 Referências
4.2.17 Glossário
4.2.18 Apêndice
4.2.19 Anexo(s)
4.3 Ilustrações
4.4 Tabelas
4.5 Notas de rodapé
4.6 Citações e notas
4.6.1 Citação direta
4.6.2 Citação indireta
4.6.3 Citação de citação
4.6.4 Demais normas para citação
4.7 Referências
4.7.1 Livros
4.7.2 Dicionários e glossários
4.7.3 Periódicos (revistas, jornais)
4.7.4 Dissertações, teses e monografias
4.7.5 Documentos jurídicos
4.7.6 Verbetes de enciclopédia
4.7.7 Verbete de dicionários
4.7.8 Homepage
4.7.9 CD-ROM
4.7.10 Filmes, videocassetes, DVD etc.
4.7.11 E-mail
4.7.12 Documento sonoro (CD etc.)
4.7.13 Autor desconhecido
4.7.14 Trabalho apresentado em eventos
4.7.15 Outros
4.7.16 Abreviatura dos meses em diferentes idiomas

5 O trabalho científico

5.1 Resenha crítica
5.1.1 Estrutura da resenha crítica
5.2 Artigo
5.3 Ensaio ou paper

6 Pesquisa acadêmica

6.1 Roteiro de projeto de pesquisa
6.1.1 Introdução
6.1.2 Objetivos
6.1.3 Justificativa
6.1.4 Metodologia

7 Trabalhos de conclusão de curso

7.1 Trabalho de conclusão de curso
7.1.1 Estrutura do trabalho de conclusão de curso - TCC
7.2 Relatório de pesquisa

Referências

Anexos

Anexo A – Modelo de capa
Anexo B – Modelo de folha de rosto
Anexo C – Modelo de ficha catalográfica
Anexo D – Modelo de errata
Anexo E – Modelo de termo de aprovação
Anexo F – Modelo de dedicatória
Anexo G – Modelo de agradecimentos
Anexo H – Modelo de epígrafe
Anexo I – Modelo de resumo em língua vernácula
Anexo J – Modelo de resumo em língua estrangeira
Anexo L – Modelo de lista de ilustrações
Anexo M – Modelo de lista de tabelas
Anexo N – Modelo de lista de abreviaturas e siglas
Anexo O – Modelo de lista de símbolos
Anexo P – Modelo de sumário
Anexo Q – Modelo de introdução
Anexo R – Modelo de desenvolvimento (início de um capítulo)
Anexo S – Modelo de desenvolvimento (página subseqüente ao
início de um capítulo)
Anexo T – Modelo de conclusão
Anexo U – Modelo de referências
Anexo V – Modelo de capa de anexo
Anexo X – Modelo de anexo
Anexo Z - Modelo de resenha
Anexo A2 - Modelo de artigo científico
Anexo B2 - Modelo de ensaio
Anexo C2 - Modelo de projeto de pesquisa
Anexo D2 - Modelo de resumo

 

 
 
 

 

   
   
      


Aceitamos cartões de crédito:


E-mail: sac@meritos.com.br

© Livraria e Editora Méritos Ltda.

Rua do Retiro, 846 - CEP 99074-260
Passo Fundo - RS - Brasil


FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

Tecnologia e proteção de dados:
PAYPAL - eBay Inc.
PAGSEGURO - Universo Online S/A