Voltar ao início do site !Enviar um e-mail !Chamar por telefone !
Acessar o FaceBook da Méritos !

Eu nua – poesias

Autora: Alice Vieira
Págs.: 103
Edição: 1ª
Formato: 14x21 cm
Idioma: Português
Lançamento: 2005
ISBN: 8589769100

Livro gratuito:

Clique para ler!

 
   

Texto de orelha

 Alice Vieira tem uma vida muito ligada ao saber, cursa Filosofia e trabalha como docente em escolas municipais no interior do Rio Grande do Sul.

Sua tendência em expressar-se literariamente vem desde os 14 anos, quando escrevia poesias e textos críticos, freqüentemente publicados em jornais de sua região.
A autora, ao conjugar vida e sonho, indignação e desejo de mudar, paixão e instinto, encontrou na poesia o ápice de sua expressão, fazendo de seus versos um instrumento de justiça social.

Elli Benincá lembra que “antes de ingressar na universidade, Alice já era poetiza. A existência humana, seu tema predileto. Como aluna assumiu o compromisso de fazer registros pessoais da reflexão filosófica da sala-de-aula. O tema a ser documentado acabava sempre se transformando numa fonte de inspiração poética. Uma criação, nunca reprodução.”

 
 

Apresentação

Elli Benincá

Passo Fundo, outono de 2005

O tema da dialética é, sem dúvida, muitíssimo relevante pela sua natureza reflexiva e cativante. O presente trabalho visa analisar a natureza desse conhecido estilo platônico de fazer filosofia, o qual é, às vezes, encarado como provocativo e, às vezes, como comprometedor e controverso. Pretendemos, a princípio, analisar o próprio processo da dialética em si, assim como a finalidade que ele possa ou pretenda proporcionar aos estudantes de filosofia.

A dialética de Platão está distribuída em seus Diálogos de forma complexa, muito exaustiva e, algumas vezes, até obscura. Pelo fato de o presente trabalho não se tratar de uma vasta obra sobre o assunto, optamos por delimitá-lo aos Diálogos Banquete, Fédon, República, Sofista e, em menor escala ao Fedro. São exatamente cinco Diálogos do chamado grupo Diálogos dialéticos, importantes pelas suas abordagens ontológica, dialética, epistemológica e também metafísica. O enfoque maior, no entanto, está na República e no Sofista, nos quais aparece algumas vezes o próprio termo “dialética” como uma espécie de método exclusivo ou, mesmo, como um monopólio platônico. Contudo, o trabalho procura seguir um paradigma  epistemológico de reflexão, ainda que proceda também um estudo comparativo sobre a própria dialética platônica. Em outros termos, poderíamos dizer que o trabalho está dividido em dois distintos modos de abordagens: um exercício de reflexão propriamente dito em torno de questões apresentadas por Platão e o outro, uma dissecação do próprio texto platônico com o simples intuito de pôr às claras a sua dialética. Tal procedimento se dá exatamente pelo fato de que boa parte do trabalho é produto da nossa dissertação de mestrado. Na verdade, toda a obra está organizada de forma objetiva e acadêmica.


 
 

 

   
   
      


Aceitamos cartões de crédito:


E-mail: sac@meritos.com.br

© Livraria e Editora Méritos Ltda.

Rua do Retiro, 846 - CEP 99074-260
Passo Fundo - RS - Brasil


FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

Tecnologia e proteção de dados:
PAYPAL - eBay Inc.
PAGSEGURO - Universo Online S/A