Apresentação
Esta obra é o resultado de uma pesquisa realizada no meio rural da região da Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente nos municípios de Ciríaco, David Canabarro, São Domingos do Sul, Casca, Paraí e Nova Prata. A sua publicação pretende servir de referencial teórico-empírico para os alunos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em especial, para o curso de Desenvolvimento Agrícola e Gestão Agroindustrial, bem como para os cursos aonde o autor leciona, a Agronomia, a Administração e a Economia da Universidade de Passo Fundo.
A pesquisa de campo foi feita pessoalmente pelo autor. Utilizou-se técnicas de visita nos locais de trabalho, entrevistas com proprietários, ou sócios, de ateliês, trabalhadores, geralmente com mulheres em horários fora do expediente de trabalho, aos sábados e aos domingos, utilizou-se, também, conversas livres, sem um roteiro previamente estabelecido, contatos com secretários de planejamento e de agricultura de alguns municípios da região, ainda, utilizou-se visitas e contatos com proprietários de empresas terceirizadoras. O levantamento empírico foi realizado e intercalado entre os dias três de dezembro de 2002 e dez de janeiro de 2003.
O que se propôs para investigação, especificamente, foram as práticas de trabalho que se constituíram nos ateliês de costura de tênis e bolas vinculadas ao ramo industrial-calçadista da região. |
|