Voltar ao início do site !Enviar um e-mail !Chamar por telefone !
Acessar o FaceBook da Méritos !

Alfabetização para disléxicos: um ensaio preparatório

Págs.: 64
Edição: 1ª
Formato: 14x21 cm
Idioma: Português
Lançamento: 2017
ISBN: 978858200632

Autora: Marisa Potiens Zilio

    
Opção de compra do livro em papel:
    
r$ 33,00    

   
  Opção de
livro em
e-book
grátis:



Clique aqui para ler!
     

 

 

 

Texto de contracapa

Este livro é um conjunto de experiências em torno da escolha de métodos de alfabetização. Ao mesmo tempo sensibiliza sobre o uso de cartilhas, em especial a de autoria de Marisa Potiens Zilio e Neusa Maria Caldart Vanz, intitulada "Alfabetização: o caminho para a leitura". Todavia, o conjunto desta reflexão serve para frutificar qualquer projeto de alfabetização, principalmente os dedicados a crianças disléxicas, as quais podem aprender tanto ou mais, em comparação com crianças sem distúrbios. Basta associar métodos adequados para que esta condição se torne realidade. O êxito depende, portanto, em grande parte, das estratégias do educador. Eis aí um importante motivo para aperfeiçoar esta linda profissão.

 

Apresentação

Marisa Potiens Zilio

"Basta-me um pequeno gesto
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo,
e eu para sempre te leve."
(Cecília Meireles)

Todos nós sabemos, ou deveríamos saber, da importância que a leitura tem em nossas vidas. Podemos dizer que ela está assumindo, nos dias de hoje, formas múltiplas. Lemos através de letras e palavras e também lemos através de códigos diversos, como os da computação, os símbolos da química e os gestos e expressões da linguagem de sinais. Enfim, estamos sem dúvidas no mundo das múltiplas leituras.

Os símbolos gráficos da leitura e da escrita remontam a 4.000 aC. É importante recordarmos que, à medida que a escrita/leitura foi se organizando até chegar aos dias atuais, os sistemas tinham dois princípios: fonético e silábico.

Com os avanços dos estudos de compreensão da mente infantil, partimos do princípio de que a criança constrói seu próprio conhecimento a partir de referências do meio em que ela está inserida. A cada nova aprendizagem, a criança é capaz de estabelecer comparativos e construir suas próprias hipóteses. Assim sendo, o ambiente tem que ser estimulador e organizador destas experiências.

Isso, sem dúvida, corresponde à capacidade da maioria das crianças, embora não se deva esquecer daqueles que se "embaralham" diante da leitura, da escrita ou de símbolos matemáticos. Muitos poderão ser os impedimentos, mas, de todos eles, a dislexia talvez seja o que mais prejudique o desenvolvimento escolar de uma criança. Desse assunto é que vamos tratar neste livro.

Compreender a dislexia sem ter recursos para superá-la é algo muito frustrante. A dislexia envolve problemas neuropsíquicos e emocionais, mas principalmente reduz o nível de aprendizagem do indivíduo, trazendo para sua vida sérias consequências, caso não consiga superar esta dificuldade. Porém, há que se saber que os disléxicos podem aprender tanto ou mais em comparação com crianças sem distúrbios. Basta que desenvolvamos um método adequado para que esta condição seja realidade. O êxito depende, portanto, em grande parte das estratégias do educador. Eis aí um importante motivo para seguir nesta linda profissão.

Encontramos muitas publicações que auxiliam no desenvolvimento da leitura, tateamos em busca de recursos, procuramos por materiais pedagógicos, mas, confessamos, não identificamos neles uma orientação didático-metodológica eficientemente aproveitável também pela criança disléxica, ou seja, não encontramos publicações com adequada base de alfabetização para disléxicos, que desse atenção especial à prática fonética e silábica da leitura, em vez de ênfase na reprodução/cópia de conteúdos.

Além disso, como vivemos no mundo de palavras, faladas e escritas, assimilar signos e significados de forma eficiente é essencial e, para isso, pensamos em criar um material didático que os disléxicos ou crianças portadoras de outras dificuldades, também pudessem usar, lembrando que sua ineficiência em entrar no mundo letrado é por conta do ensino tradicional, padronizado.
Considerando que a linguagem falada, lida e escrita é sem dúvida a fonte de nossa socialização, fizemos, então, nosso próprio laboratório de pesquisa que considerou a decodificação, a compreensão, a fluência e a interpretação aliadas à reprodução como consequência da prática leitora.

Ler é um processo, fruto de diferentes aprendizados, tendo como o mais avançado a leitura de códigos e símbolos que nos permitem a inserção no mundo, a partir da compreensão deste mesmo mundo. Não há como negar a saudade das antigas cartilhas, aquelas com inconfundível cheirinho de livro, do primeiro livro, que muitos de nós tivemos, deliciosos de se folhear, com textura tátil, em cores e com figuras que proporcionavam uma leitura sensorial, tal como a de um "B", incrustado na barriga de um bebê. A mesma lógica vem na obra didática "Caminho suave", da educadora Branca Alves de Lima (1911-2001). Foi essa saudade, também, que motivou mais uma escrita de minha autoria, porém adaptada, obviamente aos tempos atuais. Estou falando deste livro e também da cartilha de exercícios intitulada: "Alfabetização: o caminho para a leitura" (2017).

Esta apresentação é, na verdade, para dois livros com diferentes objetivos: a) o primeiro é este livro teórico que o leitor tem em mãos, com objetivo de expor os aspectos básicos da dislexia e da alfabetização e explicar como está organizado o segundo livro (a cartilha) e como se pode trabalhar fonética e silabicamente com os alunos; b) o segundo livro, então, a cartilha recém-citada, que busca estimular a prática escrita e palpável dos símbolos alfabéticos, com ênfase na percepção fonética e silábica e também na prática da reprodução com exercícios organizados de forma adequada também ao desenvolvimento do disléxico, o que não impede o uso por crianças sem distúrbios.

Apoiados na obra de Paulo Freire, "A importância do ato de ler", de 1997, pretendemos dar os primeiros passos à ideia de que "a leitura do mundo precede a leitura da palavra"... e, assim, com a ajuda de pais e professores queremos proporcionar uma boa leitura e uma boa prática a todos. Que este seja o primeiro empurrãozinho aos que desejam começar a viagem pelo vasto mundo das linguagens.

 

Sumário

Apresentação / 7
A história de um menino especial / 11
Falando sobre desenvolvimento / 17
Distúrbios de aprendizagem / 25
Alfabetização / 35
Para pensar o processo de alfabetização / 43
- Método analítico / 46
- Método sintético / 48
- Etapas dos métodos / 59
- Método analítico/globalizado / 59
- Método sintético/fonológico / 59
Resumindo / 61
Referências / 63

 


 
 

 

   
   
      


Aceitamos cartões de crédito:


E-mail: sac@meritos.com.br

© Livraria e Editora Méritos Ltda.

Rua do Retiro, 846 - CEP 99074-260
Passo Fundo - RS - Brasil


FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

Tecnologia e proteção de dados:
PAYPAL - eBay Inc.
PAGSEGURO - Universo Online S/A