Voltar ao início do site !Chamar por telefone !Enviar um e-mail !
Acessar o FaceBook da Méritos !

Pastoreio Voisin - Teorias - Práticas - Vivências - 3ª edição

Autor: Humberto Sorio
Págs.: 448
Edição: 3ª
Formato: 16x23 cm
Idioma: Português
Lançamento: 2015
ISBN: 9788582000489

r$ 110,00

 

 

 

 

 

Texto de orelha

Desde os tempos bíblicos pratica-se a rotação de pastagens. Jacó (Gen. 29), zeloso pastor, multiplicou os rebanhos de ovinos e caprinos de seu tio e sogro Labão pelo uso metódico das pastagens. Coube ao bioquímico, professor e agricultor francês André Voisin, contudo, sistematizar cientificamente suas teorias e aplicá-las na sua pequena granja leiteira, na Normandia, noroeste da França. Os precursores da rotação de pastagens ignoravam o fator tempo na condução de seus pastoreios, falha que Voisin notou, criticou e corrigiu em seus livros e na sua prática. Se Voisin não tivera desenvolvido sua obra, consubstanciada em seis extraordinários livros sobre o tema produção animal e pastagens, mas apenas dado a conhecer ao mundo os conceitos de pastoreio e planta pratense e as quatro leis do Pastoreio Racional, já teria feito jus a ter seu nome entre os grandes cientistas da agricultura mundial.

Voisin aspirava que suas idéias fossem reconhecidas, aplicadas, desenvolvidas e aperfeiçoadas. Quando se comemoram 112 anos de seu nascimento, sua aspiração se concretiza. Poucos cientistas têm suas idéias reconhecidas e seus livros reeditados tan-tos anos depois de sua morte e tão longe do local onde nasceram e trabalharam.
Composto de 13 capítulos e mais 4 capítulos especiais, ilustrados com fotos e gráfi-cos, este livro retrata o significado da obra de Voisin e a experiência do Autor.

Texto de contracapa

Dos seis livros de André Voisin, cinco foram publicados em português e suas edições se encontram esgotadas. Seus discípulos e seguidores brasileiros implantaram suas teorias nas pequenas propriedades e nas grandes fazendas, de campos nativos ou de pastagens de espécies tropicais plantadas, com bovinos de carne e de leite, búfalos, ovinos, caprinos e suínos, em distintas regiões e condições de clima e solo.

Este livro fala das teorias de utilização racional das pastagens, mas é guia prático de grande valor para os que desejam implantar seus projetos e obter aumento de produção e de renda, com respeito ao bem-estar dos animais, ao ambiente natural e aos direitos do consumidor por alimento limpo e saudável.

Prefácio

O Autor,
Carazinho, setembro de 2015

Este livro completa 12 anos, desde seu lançamento durante o V Encontro Internacional de Pastoreio Voisin, realizado em Bagé em outubro de 2003 para celebrar os 100 anos do nascimento de André Voisin, os 80 anos do maestro Nilo Romero e os 40 anos de Pastoreio Racional na pioneira Fazenda Conquista. Romero deixou-nos em novembro de 2014, declarando-se feliz e realizado por ver que a obra, à qual se dedicou com empenho e paixão durante 50 anos, contava com adeptos por todo o continente. Poucos meses antes de seu decesso me disse em tom de humor e profecia: "morre um pastor, nunca morrerá o pastoreio". O cajado é empunhado hoje por milhares de pastores, os rebanhos se multiplicam. Sua filha Miriam Rossel Romero asseverou-me que a Fazenda Conquista seguirá no sistema Voisin e estará sempre aberta a receber amigos, discípulos e admiradores de seu pai.

Apesar de inveterado e quase visceral otimista, não esperava que este livro viesse a alcançar tanta repercussão e fosse lido por tantas pessoas de todas as regiões do Brasil. Tenho guardadas nos meus arquivos cartas de leitores e leitoras, algumas com elogios que me fizeram corar, outras com críticas e sugestões pontuais que me fizeram refletir com atenção sobre cada uma delas. Os vinculados afetivamente a este tema somos muito sensíveis e emotivos. Muito obrigado por tudo e a todos e todas, só por isso já teria valido os esforços para escrevê-lo, editá-lo e difundi-lo por onde ando.

Registro com indizível satisfação que o Pastoreio Voisin se expandiu a todos os 27 estados e o Distrito Federal de nosso imenso e fascinante país de 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Penso que o livro contribuiu para essa conquista; depois dele e por sua causa estive em 16 estados brasileiros e 11 países dos três subcontinentes americanos para ditar conferencias, ministrar cursos e treinamentos a profissionais de ciências agrarias, visitar projetos em andamento e dialogar com os produtores e seu pessoal operativo. Falei para milhares de pessoas, sempre com alegria e entusiasmo, gosto do que faço. O interesse foi tão grande que amigos e colegas me pediram a versão em espanhol. Lançada em 2006, estamos na terceira edição, os três mil exemplares estão por esgotar-se, a quarta está em preparo. Percebo com clareza que o fator mais decisivo desse vigor é a maturação objetiva das condições favoráveis ao reconhecimento do Pastoreio Voisin como sistema tecnicamente apropriado, economicamente viável, ecologicamente adaptado e socialmente recomendado para todo o continente. Tudo isso muito me orgulha e eleva o espírito.
Por conta dessa expansão, que se deu graças às louváveis iniciativas dos produtores em montar seus próprios projetos, entidades públicas e privadas do Brasil e do exterior puseram em marcha criativos programas de desenvolvimento pecuário com foco no Pastoreio Voisin, conforme está registrado no capítulo final. Estas ações mostraram em pouco tempo animadores resultados técnicos e econômicos, em primeiro lugar pela clara demonstração de que pastagens manejadas sob critérios científicos recuperam solos empobrecidos, proporcionam melhor renda aos pecuaristas e podem cooperar nos esforços de captura de carbono e mitigação dos gases de efeito estufa, tão em voga no mundo moderno. A pecuária pode sair do banco dos réus à consagração como amiga do ambiente natural e da humanidade.

Muitos programas estão em andamento pelo mundo afora no sentido de que o Pastoreio Racional pode recuperar solos dilapidados pelo uso intensivo e predatório. Destaco os trabalhos de Alan Savory e Toni Lowel, no Zimbábue e na Austrália.

Se Brasil empregasse o Sistema Voisin com mais intensidade não precisaríamos despender tantos recursos materiais e financeiros na derrubada de milhões de hectares de florestas todos os anos para formar pastagens e depois manejá-las inconcebivelmente de modo predatório e irracional. Teríamos o mesmo portentoso rebanho bovino de 210 milhões de cabeças em metade da área ou o dobro do rebanho na mesma área atual, sem necessidade de reformas de um só hectare de pastagens. Pastos nunca se degradam se bem conduzidos e podem abrigar o dobro da carga animal dos sistemas convencionais, como provam os satisfeitos pecuaristas que seguem as quatro leis enunciadas por Voisin, recompensados economicamente e em nada preocupados com o novo código florestal e as restrições ambientais.

Todos os capítulos desta terceira edição foram revistos e ampliados, algumas modificações introduzidas. São treze capítulos, eram dez; além dos quatro especiais. Pela importância teórica, as Quatro Leis Universais do Pastoreio Racional merecem capítulo específico; por sua relevância prática e a quantidade de informações disponíveis de forma esparsa em outras fontes, Inços de pastagens e seus métodos de controle também têm capítulo exclusivo. Na Aplicação Prática, foram suprimidas informações da montagem das cercas elétricas, por constarem nos manuais dos fabricantes de eletrificadores ou de painéis solares. Por serem mais versáteis, econômicas e ecológicas, as cercas elétricas se difundem rapidamente na divisão de pastagens. Deve-se reconhecer, de outro lado, que o uso de materiais inadequados e empirismo na construção se constituem em riscos para pessoas, animais e patrimônios. Vi gambiarras de arrepiar por aí. Aqui há tudo de bom sobre este tema.

O Capítulo Água, o VIII, foi ampliado, com informações inéditas, fotos ilustrativas e conceitos práticos de alto significado econômico que o leitor só encontrará se compulsar várias publicações. Muito se fala de água, mas são raros os textos que indicam como equacionar corretamente o abastecimento do dito líquido precioso, o segundo alimento mais importante. Sem água boa não há pasto bom. O Capítulo da Administração e Assistência Técnica foi ampliado e nele proposto modelo simplificado de gerenciar fazendas e granjas que adotam o Pastoreio Voisin. Nossa pecuária precisa melhorar muito neste aspecto e quero dar minha contribuição.

Agradeço a todas as pessoas, foram mais de uma centena, que me ajudaram a escrever este livro em suas três edições. Espero que esta edição cumpra a mesma e gloriosa trajetória das anteriores. A maior homenagem a que aspiro é receber críticas, elogios, sugestões dos que me derem a honra de lê-lo. Levarei todas as manifestações na mais alta e respeitosa conta. Para tanto, não se acanhem, comuniquem-se comigo, seja pelo sítio www.pastoreiovoisin.com.br, pelo correio eletrônico sorio.voisin@brturbo.com.br ou pelo Facebook.

Sumário

Prefácio / 11
Capítulo I – Pequenas grandes histórias do pastoreio / 17
Capítulo II – André Marcel Voisin - Traços da biografia / 27
Capítulo III – Nilo Romero e a pioneira Fazenda Conquista / 33
Capítulo IV – Os fundamentos do sistema de Pastoreio Voisin / 45
Capítulo V – As quatro leis do Pastoreio Racional / 103
Capítulo VI – Os inços das pastagens e seus métodos de controle / 127
Capítulo VII – Os objetivos do pastoreio e dos produtores / 149
Capítulo VIII – Aplicação prática do sistema / 177
Capítulo IX – O precioso líquido: abastecimento de água para bovinos / 227
Capítulo X – Hábitos dos animais em pastoreio / 247
Capítulo XI – Planejamento alimentar com base em pastagens / 283
Capítulo XII – Administração e assistência técnica de projetos de Pastoreio Voisin / 325
Capítulo XIII – Tabus e preconceitos a respeito do Pastoreio Racional / 349
Capítulo Especial I. Ovinos e caprinos em sistema Voisin nas regiões semi-áridas do Nordeste e do Centro-Oeste brasileiro / 367
Capítulo Especial II. Annoni: o homem, a fazenda, o capim / 393
Capítulo Especial III. Integração lavoura-pecuária em Pastoreio Voisin e as potencialidades da engorda de novilhos em pastagens de inverno no planalto médio riograndense / 413
Capítulo Especial IV. O futuro das teorias de Voisin– Programas públicos e privados de desenvolvimento pecuário com base no pastoreio voisin / 427
Fontes de consulta / 443

 

 
 

 

   
   
      


Aceitamos cartões de crédito:


(55) 54-3313-7317
E-mail: sac@meritos.com.br

© Livraria e Editora Méritos Ltda.

Rua do Retiro, 846 - CEP 99074-260
Passo Fundo - RS - Brasil


FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

Tecnologia e proteção de dados:
PAYPAL - eBay Inc.
PAGSEGURO - Universo Online S/A