Voltar ao início do site !Chamar por telefone !Enviar um e-mail !
Acessar o FaceBook da Méritos !

Que tal um pouco de lógica?!

Organizadores: Jaime José Rauber, Miguel S. Rossetto
Autores: Alcemira Maria Fávero, Altair Alberto Fávero, Carina Tonieto
Edição: 6ª
Formato: 16x23 cm
Idioma: Português
Lançamento: 2017
ISBN: 9788582000007

r$ 27,00

 

 

 

 

 

 

Texto de orelha

No âmbito educacional, há praticamente uma unanimidade acerca da necessidade de se desenvolver nos alunos uma atitude crítica em relação aos conteúdos das diferentes disciplinas. Ter uma atitude ou postura crítica requer dos alunos não apenas capacidade argumentativa, mas capacidade de argumentar com base em critérios e princípios logicamente válidos. Podemos argumentar sem sermos críticos, pois o que revela uma atitude crítica não é a capacidade de argumentar, mas a capacidade de argumentar bem, com coerência lógica.

A argumentação é composta por proposições. Há diferentes tipos de proposições, mas são as declarativas que vão constituir o argumento propriamente dito. Compreendendo os diferentes tipos e a estrutura das proposições declarativas, poder-se-ão verificar os absurdos que se diz quando se afirma algo sem pensar.

Que tal um pouco de lógica?!, com suas histórias, exercícios e desafios lógicos, é um convite para desenvolver o raciocínio lógico de uma maneira simples e divertida.

Texto de contracapa

Este livro é um meio simples e dinâmico de acesso ao raciocínio lógico. Oferece histórias, exemplos de situações de uso da lógica, exercícios e até algumas charadinhas, tudo para construir gradualmente uma forma de pensar mais crítica e coerente quanto a opiniões, inferências e argumentos.

Fazer afirmações e argumentar logicamente é indispensável para dar sentido ao pensamento. E pensar bem traz muitos benefícios para a vida toda. Que tal um pouco de lógica?!

Apresentação

Ler, escrever, resolver problemas são as maiores preocupações das escolas ao alfabetizarem seus alunos. Sem dúvida alguma, possuir estas habilidades básicas é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, que consiste em ler bem, escrever bem, calcular e falar bem, e que pode ser alcançado a partir do desenvolvimento do raciocínio lógico. No entanto, não é raro encontrar alunos universitários com sérias dificuldades para entender o que leem, não por desconhecerem as palavras lidas, mas por serem incapazes de ler o que está escrito implicitamente nos textos.

Quando falamos em escrever bem, não se trata de letra bonita, arredondada, compreensível por todos. Alguém pode até ter uma boa caligrafia, mas isso não garante que o conteúdo daquilo que se escreve por conta própria tenha sentido. Saber copiar algo do quadro ou formular proposições em torno de palavras sugeridas tampouco significam escrever bem no sentido que aqui estamos colocando.

De forma semelhante, pode haver crianças e adultos que saibam falar, expressar-se, inclusive argumentar, mas ainda assim apresentarem dificuldades básicas quando o assunto é falar bem. Que não se confunda aqui o falar bem com aquele falar com erudição, empregando palavras difíceis ou pouco conhecidas, mas sim o falar com sentido, com coerência e com encadeamento lógico de ideias. Quando falarmos assim, estaremos aptos para argumentar. E o bom argumento é aquele que sustenta efetivamente uma conclusão, ou seja, aquele que apresenta os elementos que corroboram de fato uma ideia. Vale salientar que argumentar não é simplesmente ter uma opinião sobre algo. É preciso que as evidências tenham ligação direta com a conclusão para fundamentá-las. Caso contrário, não terão validade lógica.

A resolução de problemas enquanto habilidade básica deve ser vista como uma competência mínima para que os estudantes possam inserir-se no mundo do conhecimento e a respeito dele produzir uma leitura crítica. Como resolver um problema se não sabemos ler (compreender) o que é proposto? Como resolver um problema com segurança se não aprendemos a raciocinar e organizar as informações logicamente sobre o que está sendo dito?

Por fim, ler bem, escrever bem, resolver problemas bem e falar bem não deixam de ser habilidades que podemos ir aprendendo por conta própria, da mesma forma que há pessoas que leem e fazem cálculos sem nunca terem frequentado um banco escolar. Contudo, se o pensamento e o raciocínio lógico forem instigados sistematicamente, os resultados serão melhores e mais significativos. E é a isso que este livro se dedica: uma contribuição especial para o desenvolvimento do raciocínio lógico, que proporcionará um pensar melhor, pressuposto para ler melhor, escrever melhor, falar melhor e resolver problemas.

Com o desejo de que o presente livro seja acessível e possa contribuir profundamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos leitores, fazemos votos de um bom trabalho a todos.

Sumário   

Apresentação / 3

1. Lógica: elementos conceituais

1. Que tal um pouco de lógica? / 9
2. Definições lógicas / 15

2. Proposições e enunciados categóricos

 3. Proposições gerais / 25

                3.1 Tipos de proposições / 26
                3.2 Tipos de enunciados / 28

 4. Os enunciados e seus termos / 35
 5. A extensão dos termos / 41
 6. Silogismo / 49
 7. Classificação dos enunciados categóricos / 53

                7.1 Quanto à quantidade / 54
                7.2 Quanto à qualidade / 56

 8. Padronização dos enunciados categóricos / 61

                8.1 A construção do enunciado-padrão / 62
                8.2 A simbolização dos enunciados-padrão / 67

 9. A oposição entre os enunciados / 69

                9.1          Inferências dedutivas de enunciados categóricos
                verdadeiros / 70
                9.2  A formalização dos enunciados categóricos / 77
                9.3  Dedução ou indução / 82

3. Argumentos dedutivos

10. O que é um argumento? / 91

10.1 Sobre o argumento / 92
10.2 Sobre inferências / 98
10.3 Indicadores de inferência / 100

 11. Argumentos condicionais / 105
 12. Argumentos falaciosos / 119
               
Referências  / 127

 
 

 

   
   
      


Aceitamos cartões de crédito:


(55) 54-3313-7317
E-mail: sac@meritos.com.br

© Livraria e Editora Méritos Ltda.

Rua do Retiro, 846 - CEP 99074-260
Passo Fundo - RS - Brasil


FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

Tecnologia e proteção de dados:
PAYPAL - eBay Inc.
PAGSEGURO - Universo Online S/A