Voltar ao início do site !Chamar por telefone !Enviar um e-mail !
Acessar o FaceBook da Méritos !

Afelicidade propagada - Publicidade, história e imaginário de consumo em Passo Fundo - RS

Autor: Cleber Nelson Dalbosco
Págs.: 302
Edição: 1ª
Formato: 14x21 cm
Idioma: Português
Lançamento: 2008
ISBN: 9788589769532

r$ 25,00

 

 

 

 
   

Texto de orelha

A história de uma sociedade pode ser entendida como uma espécie de encontro de determinados valores, ocorrências representativas, momentos e espaços de convívio, nos quais as mentalidades e culturas acabam se moldando.

Assim, ao propor um estudo sobre a relação entre publicidade e história, este livro possibilita a compreensão sobre a sociedade e as instâncias da vida brasileira entre fins dos anos 60 e início dos 70.

Para tal, serviu-se de documentos que, situados naquele espaço-tempo, revelam postulados, idéias, mensagens e imaginários coletivos conectados a questões financeiras, familiares, tecnológicas, científicas, bem como ao universo das relações de consumo, cotidiano, política, tradição, religião e comportamento, enfim, questões que estão ligadas à idéia central: discutir a sociedade através dos anúncios publicitários, dos apelos de consumo, como se refere o autor.

Acontecimentos socioculturais, como, por exemplo, a conquista do Tricampeonato Mundial de Futebol na copa do México, aliados ao propagar do milagre brasileiro, servem ao propósito de elucidar a necessidade que o regime militar tinha de transmitir bons resultados ao povo e, assim, ditar e circunscrever as percepções na e da sociedade. Pode-se entender que se tratou de um período no qual a persuasão trabalhou a favor do Estado, e este pôde se conectar ao íntimo da consciência popular, fazendo-se valer do apelo aos instintos, sentidos e imaginários humanos, nos quais convergem as freqüentes necessidades de status, bem-estar material e capacidade de viver a plenitude da “modernidade”.

Este livro possibilita entender como são possíveis de serem criados, geridos e difundidos os mecanismos e mitos, que atuantes naquele tempo, de certa forma, não diferem, do que ainda hoje, com maior ou menor evidência, nota-se no contexto cotidiano das sociedades: a gestão dos anseios e inquietações humanas.

 
 

Apresentação

Prof. dra. Ana Luiza Setti Reckziegel

Neste livro, resultado da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, Cleber Nelson Dalbosco tomou a si um desafio de caráter inovador – relacionar a publicidade, sua área de formação original, com a história – sendo, diga-se, muito bem sucedido.

Tendo como corpus documental os anúncios publicitários veiculados no jornal O Nacional, de Passo Fundo, entre fins da década de 1960 e início da de 70, o autor soube habilmente construir uma ponte entre o contexto histórico daqueles “anos tenebrosos”, como se refere, e a propaganda.

Evidenciando uma época histórica na qual a força da ditadura militar não foi o único pilar a sustentar o edifício do autoritarismo, Cleber nos conduz a um cenário no qual vai desvelando outra forma de cooptação social para a manutenção do regime político no qual a dimensão da persuasão fica completamente nítida através da publicidade.

A pregação ufanista do projeto “Brasil, grande potência” encontrou eco na mídia, que, para fins deste trabalho, foi analisada a partir de um recorte local, tão de acordo com as mais novas interpretações acerca do poder da mídia na modernidade que conferem papel muito especial às mídias locais. Aqui, foi privilegiado um rasgo temporal no qual o período do chamado “milagre brasileiro” (1968-73) tornava ainda mais significativo o apelo à modernidade, ao desenvolvimento, ao aquecimento econômico.

A partir de exaustivo levantamento de fontes jornalísticas, a pesquisa vai indicando elementos eivados de significado para a população local: conforto, alegria, felicidade e esperança eram apelos possíveis de serem vistos e sentidos através da propaganda e da publicidade. Assim, no imaginário social, a modernidade era sinônimo de consumo.

Analisando a região Norte do Rio Grande do Sul, Cleber é habilidoso ao não descuidar de articular os diversos níveis da análise histórica, passeando com desenvoltura pelo contexto nacional e mostrando ao leitor “fatores indiciários de uma época, tais como representações de espaço e tempo, necessidades, desejos, sonhos” da sociedade, refletidos na escala local.

Este livro nos mostra que a força da propaganda foi impressionante e, por vezes, escamoteou a barbárie do regime, principalmente entre a classe média urbana, provando que o recurso às ideologias culturais é fator muito mais profícuo que as próprias movimentações institucionais.

A publicidade foi sem dúvida um elemento transformador da realidade no período abordado, como está criativamente demonstrado neste trabalho. Para mais do que isso, o autor nos revela de maneira instigante como os sistemas simbólicos são mais do que instâncias de poder, tornando-se enfim o próprio recurso de gestão do poder.

Sumário

APRESENTAÇÃO / 9
Introdução / 13

1 Informação, publicidade e capitalismo  / 39

A relação sociedade versus informação / 43
Os financiadores da verdade e da liberdade / 53
O suporte e seus sonhos tangíveis / 62

2.  Dimensão econômica e política / 75

Atendendo ao apelo do governo / 97
No Passo, os passos / 135

3. Faces da vida cultural e social / 157

Novos conteúdos sociais de pensamento / 168
O manifestar dos tempos: comprando venenos / 175
Símbolo de uma raça / 183
Tempestades solares e as luzes das auroras [ON 69] / 192
Deslocamentos / 204

4.  Dimensão familiar, sensorialidade, sonhos e consumo na ritualidade
do cotidiano / 215

Homens, mulheres, crianças e bebidas / 216
Auto (mediante dinheiro) móveis / 242
Entre roupas e roupagens / 268
Fora de casa / 282

Considerações finais / 283

REFERÊNCIAS / 291

 
 

 

   
   
      


Aceitamos cartões de crédito:


(55) 54-3313-7317
E-mail: sac@meritos.com.br

© Livraria e Editora Méritos Ltda.

Rua do Retiro, 846 - CEP 99074-260
Passo Fundo - RS - Brasil


FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL

Tecnologia e proteção de dados:
PAYPAL - eBay Inc.
PAGSEGURO - Universo Online S/A